Semana começa com frio atípico e mínima de 3°C no Planalto Sul de Santa Catarina
-
Foto: DIvulgação -
Mesmo em pleno verão, Estado registra temperaturas amenas, chance de geada fraca e alerta para mar agitado no Litoral
A semana inicia com temperaturas baixas para a época do ano em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (5), os termômetros podem marcar até 3°C nas áreas mais altas do Planalto Sul, com possibilidade de geada fraca, segundo a Epagri/Ciram. Em pleno verão, este será o segundo dia consecutivo com temperaturas amenas no Estado.
De acordo com a Defesa Civil, o tempo segue firme na maior parte do território catarinense, com predomínio de sol devido à atuação de uma massa de ar seco. A presença de nuvens será mais significativa apenas no Litoral Norte, especialmente na divisa com o Paraná. Já no Litoral e no Vale do Itajaí, há chance de chuva fraca nos extremos do dia, influenciada pela umidade vinda do mar.
O alerta permanece para o mar agitado durante a manhã, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros em todo o Litoral catarinense. Há também risco de ressaca, principalmente na região da Grande Florianópolis, onde as ondas podem alcançar picos de até 3 metros próximo à costa, elevando o nível de risco para atividades marítimas.
No domingo (4), foram registrados alagamentos pontuais em rodovias, como na SC-405, no Sul da Ilha, em Florianópolis. Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a orientação para que a população evite contato com águas de alagamento, não transite por vias inundadas e redobre a atenção ao trafegar por pontilhões e pontes submersas.
Em relação às temperaturas, as mínimas variam entre 5°C e 12°C nos Planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, enquanto no Litoral e no Vale do Itajaí os termômetros ficam entre 12°C e 19°C. Durante a tarde, as máximas sobem, oscilando entre 24°C e 29°C no Litoral, Vale do Itajaí e Oeste, e entre 20°C e 26°C nos Planaltos e no Meio-Oeste.
A previsão indica que, apesar do frio nas primeiras horas do dia, o tempo segue estável e com temperaturas mais agradáveis ao longo da tarde, mantendo o contraste típico deste período atípico do verão catarinense.

Deixe seu comentário